Acesso a informação e Transparência

Você está aqui: Página inicial > Notícias> Treinamento sobre o COVID 19 com os Agentes Comunitário de Saúde -ACS e Agentes de Combate as Endemias-ACE

A Secretaria Municipal de Saúde de Conceição do Tocantins, realizou capacitação com os profissionais da saúde durante o mês de março, para que estejam preparados para o enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), enfatizando a forma de transmissão, prevenção, sinais e sintomas, desinfecção de objetos, importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), higiene das mãos de forma correta e os dados estatísticos mundial, nacional, estadual e municipal. Tendo em vista que os profissionais da saúde precisam tomar os devidos cuidados para sua segurança através da prevenção.

Os treinamentos foram realizados pelas enfermeiras servidoras do município, para os demais profissionais: técnicos de enfermagem, recepcionistas, auxiliar de serviços gerais, odontólogos, técnicos em saúde bucal, nutricionista, farmacêutica, assistente de farmácia, Agentes Comunitário de Saúde – ACS, Agentes de Combate à Endemias – ACE e equipe multidisciplinar. Além de apresentar o fluxograma de atendimento em casos suspeitos ou confirmados, o qual foi elaborado pela secretária de saúde, médicas, enfermeiras e técnicas da Estratégia de Saúde da Família – ESF.

Comunicamos ainda que o nosso município não possui nenhum caso suspeito ou confirmado, até a presente data. Mas para que continuemos com esses dados orientamos para que a população realize métodos de prevenção, como evitar aglomerações e manter ambientes ventilados; lavar das mãos com frequência com água e sabão ou higienizar com álcool 70%; caso esteja doente evitar contato físico com outras pessoas e ficar em casa até melhorar; ao tossir ou espirrar cobrir boca e nariz com a parte interna do braço ou usar lenço descartável; evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, ao tocar, lave sempre as mãos com água e sabão.

Ressaltamos ainda que os atendimentos médicos e odontológicos estão sendo realizados apenas nos casos de urgência e emergência, afim de evitar aglomerações dentro das unidades.

A prevenção é o melhor remédio.