FORMAÇÃO CONTINUADA
FORMAÇÃO CONTINUADA

Prefeitura promove formação para professores da rede municipal de educação

Publicado em 22/02/2019 | 131 Visualizações


A Prefeitura de Conceição do Tocantins, está promovendo nos dias 22 e 23 de fevereiro a Formação Continuada: Os desafios e as Perspectivas da Escola na Implementação do Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento iniciou nesta sexta-feira (22) no Centro Comunitário do município e segue até às 18 horas deste sábado (23).

Conhecimento e compreensão do impacto e influência com a aprovação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o objetivo da formação para os professores da rede municipal de educação. Para isso, a pedagoga e técnica dos anos iniciais da Secretaria Estadual da Educação no Tocantins, Rosário Rodrigues, trabalha capacitação e solução de dúvidas dos professores municipais sobre as dez competências na aprendizagem do aluno e na escola do 1º ao 5º ano da Educação Fundamental.

“A partir de agora todas aulas que os professores planejarem tem que sempre buscar o desenvolvimento integral do aluno. A BNCC traz o desenvolvimento em todas as dimensões do aluno, por isso, os profissionais da educação precisam aprender a trabalhar essas competências para trabalhar as habilidades nos estudantes”, explica a pedagoga Rosário Rodrigues, especialista em psicopedagogia e docência do ensino superior.

Para a Educação Infantil, o trabalho envolve leitura e práticas pedagógicas para fazer em sala de aula. “Trouxemos bastante atividades dinâmicas que na educação infantil se fala das interações e brincadeiras. O professor precisa sentir que ele é o entusiasta da sala de aula, ele tem que ser a pessoa que traz ânimo e bem-estar e o prazer de aprendizagem. Trazendo isso pra sala de aula, garante aprendizagem significativa e a criança passa a ser o protagonista de sua instrução”, explicou a psicóloga Judith Elizabeth Dall Agnol.

Aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), a BNCC já foi homologada pelo Ministério da Educação (MEC). Agora, é hora de discutir com a equipe local os territórios de aprendizagem da região para construir o currículo do município. “Os educadores precisam apropriar-se dos documentos nacionais, já foi aprovado o do Estado do Tocantins e é hora de produzir o da rede municipal da educação”, esclareceu Judith Elizabeth Dall Agnol.

Maria Pereira Barbosa de Deus, professora da rede municipal, aplaudiu a iniciativa da Prefeitura de Conceição, em antecipar os estudos e regulamentação das novas diretrizes educacionais. “Estamos conquistando saberes, de forma que nos ajudam a trabalhar na sala de aula conhecendo a BNCC, e trabalhar para que os alunos tenham excelente aproveitamento. O que estão trabalhando nessa formação está ampliando meus conhecimentos”.

A Secretária Municipal da Educação, Edmária Tolintino, destacou o cumprimento das metas de planejamento da Secretaria Municipal da Educação. “Essa formação vem ao encontro com a necessidade do município para assessorar os professores com suas dúvidas e dificuldades para o planejamento das aulas. Na manhã desta sexta-feira, 22, as duas oficinas já superaram a expectativa”.

Melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), da região Sudeste do Tocantins, foi destacado pelo prefeito Paulo Sérgio Torres Fernandes.  Ele também elencou a reforma da Escola Municipal Izabel Costa, os investimentos na capacitação dos professores e pagamento do Piso Nacional, além da criação do Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores (PCCR), são ações que comprovam os resultados da educação de Conceição. “Estamos trabalhando e vamos continuar atendendo as demandas e os investimentos em educação”.   

Fortalecer os estudos que já vem acontecendo desde os anos anteriores no município de Conceição-TO, também foi um dos objetivos da formação. O evento teve abertura oficial na manhã desta sexta-feira (22) e contou com a presença da chefe do Controle Interno, Luciolla Di Paulla Bitencourt, representando o prefeito municipal, e contou com com a participação e eclesiástica do Padre Maurício Rodrigues Pereira, pároco do município.
4 anexos
 
 



Mais Imagens