NOTA DE ESCLARECIMENTO – Secretaria Municipal de Saúde de Conceição

Você está aqui: Página inicial > Notícias> NOTA DE ESCLARECIMENTO - Secretaria Municipal de Saúde de Conceição

A Secretaria Municipal de Saúde de Conceição do Tocantins vem por meio desse esclarecer quanto a um áudio disseminado nas redes sociais a respeito de um caso suspeito de COVID-19. Diante da situação, e sem conhecimento de tal caso, a equipe de saúde realizou apuração das informações. Segundo informações dadas pelo responsável que realizou a gravação, nos foi relatado que uma nova médica atuante em Arraias, teria recebido informações de um outro colega médico de São Valério do Tocantins, que haveria um caso suspeito em Conceição, sendo a paciente em questão familiar do médico.
Com o intuito de apurar mais informações entramos em contato com a Secretaria de Saúde de São Valério, para esclarecimento com o profissional médico citado, porém sem sucesso, até o momento estamos no aguardo do retorno do mesmo.
A paciente em questão foi avaliada pela equipe técnica do município, porém o quadro clinico não é condizente com o COVID-19, sendo assim um caso descartado. Segundo relato da médica do município Dra. Eliza Rodrigues de Sousa, “os meses de maio e junho são o período de maior incidência para gripe por influenza. Diante de quadros respiratórios não se apavorem antes de ter uma avaliação médica. Teremos muitos casos no município de gripe por influenza, como tem havido todos os anos! O áudio não é verdadeiro. O fluxo para conduzir pacientes não é esse. O Tocantins começou o pico e irá aumentar os casos nos próximos dias! Temos que fazer a tarefa diária. Quem puder fique em casa, quem não puder, tome todas as precauções para que possamos atravessar essa pandemia com saúde! ”Salientamos a importância da continuidade do distanciamento social para o bem geral da população, devemos considerar que há uma população significativa de pessoas no grupo de risco, tais como: hipertensos, diabéticos e idosos. Tais precauções são necessárias não somente para a população considerada mais vulnerável, mas também toda a população residente no município. Deixamos claro que a população será informada e atualizada constantemente, e caso haja casos suspeitos ou confirmados a informação será disponibilizada oficialmente por esta secretaria. Reafirmamos que até o momento NÃO HÁ QUALQUER CASO CONFIRMADO OU SUSPEITO DE INFECÇÃO POR CORONAVÍRUS ENTRE A POPULAÇÃO RESIDENTE.