2021/08/27

CONCEIÇÃO DO TOCANTINS REALIZA CURSO DE FORMAÇÃO DA BRIGADA MUNICIPAL

Cursa da Brigada 01

A Prefeitura Municipal de Conceição do Tocantins junto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e em parceria com a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros Militar realizaram o Curso de Formação da Brigada Municipal de Conceição do Tocantins entre os dias 24/08 a 26/08/2021.

O curso foi ministrado pela equipe de Corpo de Bombeiros do estado do Tocantins que se deslocou até o município para realizar o curso que é objeto do Termo de Cooperação Técnica assinado com a Defesa Civil Estadual no início do mês de agosto do ano corrente.

Durante o curso de formação foram realizadas aulas teóricas e aulas práticas. As aulas teóricas aconteceram na Câmara Municipal de Vereadores, entre os dias 24/08 e 25/08, com início por volta das 08:00hrs da manhã e finalizando por volta das 18:00 horas da tarde.

Os principais temas abordados nas aulas práticas foram as técnicas a serem utilizadas durante os combates a incêndios e primeiros socorros, assim como a apresentação dos Equipamentos de Proteção Individual e a importância do seu uso durante as ações a serem realizadas pelos brigadistas do município. Além disso, foi apresentado os equipamentos que são utilizados pela brigada para controlar as queimadas, como por exemplo, bomba costal, pinga fogo, abafador de chamadas, entre outros.

No dia 26/08 foi realizada a parte prática do curso que teve início às 08:00 horas da manhã e finalizando por volta das 12:00 horas, onde os brigadistas tiveram contato direto com situações realistas de primeiros socorros e combate a incêndios. Para a realização da simulação de combate a queimadas, os brigadistas do município realizaram uma queimada controlada em uma propriedade particular localizada na zona rural do município.

A existência de uma brigada capacitada e preparada é de suma importância para o município, principalmente nessa época do ano em que as ocorrências de incêndio aumentam substancialmente e foi pensando nisso que a Prefeitura Municipal de Conceição do Tocantins teve a iniciativa de realizar o curso de formação de brigadistas, formando uma equipe preparada para atuar em situações de incêndio e de emergências.