2021/09/11

CONCEIÇÃO DO TOCANTINS CELEBRA O DIA NACIONAL DO CERRADO

11 de Setembro, Dia Nacional do Cerrado

A Prefeitura Municipal de Conceição do Tocantins juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente celebra o Dia Nacional do Cerrado, data comemorada todo dia 11 de setembro e com o objetivo de nos lembrar a importância do segundo maior bioma da América do Sul e nos atentar como a sua degradação afeta tanto a população quanto o meio ambiente como um todo.

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas. Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul, o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade.

Considerado como um hotspots mundiais de biodiversidade, o Cerrado apresenta extrema abundância de espécies endêmicas e sofre uma excepcional perda de habitat. Do ponto de vista da diversidade biológica, o Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo.

Além dos aspectos ambientais, o Cerrado tem grande importância social. Muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros e comunidades quilombolas que, juntas, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro, e detêm um conhecimento tradicional de sua biodiversidade.

Mais de 220 espécies têm uso medicinal e mais 416 podem ser usadas na recuperação de solos degradados, como barreiras contra o vento, proteção contra a erosão, ou para criar habitat de predadores naturais de pragas. Mais de 10 tipos de frutos comestíveis são regularmente consumidos pela população local e vendidos nos centros urbanos.

Considerando a importância do Cerrado, é nosso dever ajudar na sua preservação, o primeiro passo e mais importante é a conscientização da população, saber o grande valor que esse bioma tem e assim entender como explorá-lo de forma correta e sem degradá-lo.

Papel importante, principalmente se olharmos o que mais afeta o Cerrado, que são as queimadas e os desmatamentos de forma desordenada, com essa conscientização podemos evitar essas ações, e além de não fazer, o importante é também denunciar quem faz.